– Processos de produção em massa: também possuem como característica alto volume e baixa variedade, mas apresentam um volume ainda maior do que os processos em lotes. Exemplo: Fabricação de automóveis, eletrodomésticos, etc.
A produção em série representa um modelo de fabrico de elevadas quantidades de produtos de características semelhantes através de mecanismos industriais e padronizados.
- Máquinas Especializadas; Sistema Universal de Fabricação e Calibragem; Controle da Qualidade; Simplificação das Peças; Simplificação do Processo Produtivo.
O sistema de produção contínua é utilizado por empresas que produzem o mesmo produto por um tempo indeterminado, sem qualquer modificação. Nesse caso, é possível produzir em ritmo acelerado e sem interrupções. ... Como exemplo desses tipos de indústrias temos: produtos siderúrgicos, papel e celulose, cimento.
O que é Consumo de massa: O consumo de massa leva o consumidor a adquirir bens apenas porque estão na moda, na medida em que estes constituem uma forma de integração social e são imprescindíveis para se ser aceito na sociedade de consumo.
Grandes lotes de fabricação. Desperdício excessivo no processo produtivo. Organização com muitos setores de apoio à produção. Um grupo de ferramentas destinado a cada operação.
Foi Henry Ford (1863-1947) quem elevou ao mais alto grau dois princípios da produção em massa, que é a fabricação de produtos não diferenciados em grande quantidade: peças padronizadas e trabalhador especializado.
O Fordismo é um modo de produção em massa baseado na linha de produção idealizada por Henry Ford. Foi fundamental para a racionalização do processo produtivo e na fabricação de baixo custo e na acumulação de capital.
Na produção em escala industrial, os processos são previamente estudados e padronizados para permitir que os profissionais que executam o processo usem o mínimo de habilidade e energia possível, possibilitando o uso de mão de obra pouco especializada, na maioria das atividades produtivas.