A Pirâmide de Maslow ou a Hierarquia das Necessidades de Maslow é um conceito criado pelo psicólogo norte-americano Abraham H. Maslow, que determina as condições necessárias para que cada ser humano atinja a sua satisfação pessoal e profissional.
Maslow, baseia-se na idéia de que cada ser humano esforça-se muito para satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais. ... Segundo esta teoria, cada indivíduo tem de realizar uma "escalada" hierárquica de necessidades para atingir a sua plena auto-realização.
Conhecida por Pirâmide de Maslow ou Teoria das necessidades humanas, o modelo sugere que nós, seres humanos, somos motivados em satisfazer cinco necessidades básicas: fisiológicas, de segurança, social, de autoestima e de realizações pessoais.
Pirâmide de Maslow, ou hierarquia das necessidades de Maslow, é uma teoria que organiza as necessidades humanas conforme sua prioridade, das mais básicas às mais complexas. ... Maslow acreditava que os seres humanos vivem para satisfazer suas necessidades, com o objetivo de conquistar a plena autorrealização.
É por isso que a Pirâmide de Maslow é também conhecida como teoria da motivação humana ou hierarquia das necessidades de Maslow. Trata-se de uma segmentação hierárquica, na qual o comportamento humano pode ser compreendido a partir da satisfação de certas necessidades.
Maslow afirma que os seres humanos possuem as cinco necessidades descritas, e teoriza que elas podem ser disposta em uma hierarquia de importâncias. Nos seres humanos existe uma disposição de querer sempre mais, e que às vezes, para quem não tem nada o pouco já é suficiente.
Elas correspondem às mais essenciais necessidades do ser humano, ligadas, sobretudo, à sua sobrevivência. Entre essas necessidades, encontram-se: alimentação, respiração, descanso, sono, hidratação e atividade sexual — afinal de contas, perpetuar a espécie é também uma necessidade de sobrevivência.
Maslow dividiu em cinco níveis que são: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de auto estima e auto realização. ... Segundo Maslow, todo individuo precisa ter suas necessidades humanas básicas supridas, sejam elasfisiológicas, de segurança e proteção, sociais, de auto estima e auto realização.
Aqui, a Pirâmide de Maslow e os benefícios corporativos se relacionam quando a empresa abre espaço para o diálogo, estimula o apoio entre as equipes e estabelece uma comunicação interna clara, sem ruídos. A vida social do profissional fora da empresa é outro ponto que também merece atenção.
Maslow define cinco categorias de necessidades humanas: fisiológicas, segurança, afeto, estima e as de auto realização. Esta teoria é representada por uma pirâmide onde na base se encontram as necessidades mais básicas pois estas estão diretamente relacionadas com a sobrevivência.