Na lógica que preside a institucionalização do modelo escolar paulista, a pedagogia moderna é entendida como arte de ensinar, em que a prática da observação modula a relação ensino-aprendizagem, instaurando o primado da visibilidade (Rodrigues, 1930). A Escola Modelo anexa à Escola Normal é instituição nuclear.
História da Educação O Século XVI - O Inicio DA Pedagogia Moderna.
A didática moderna sustenta a concepção de que o ensinar predomina sobre o aprender, enquanto na didática tradicional o aprender é o objetivo principal. A didática moderna reforça a premissa de que o professor ainda é um ser superior que ensina a ignorantes.
A pedagogia moderna propõe um complexo dispositivo de aliança entre a instituição escolar e a família, capaz de estabelecer mecanismos de normalidade no fluxo do corpo infantil.
A pedagogia contemporânea defende a ideia de que a construção de uma perspectiva de profissionalização docente envolve a dualidade "[...] sólidos conhecimentos da área específica e igualmente sólidos conhecimentos da área pedagógica".
A Escola Moderna foi idealizada pelo espanhol Francisco Ferrer y Guardia (1859-1909), que no ano de 1901 começou a publicar uma revista de Educação na cidade de Barcelona, Espanha, com o nome de Escola Moderna.
Comenius Comenius: o Pai da Pedagogia Moderna.
A didática tem grande relevância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela auxilia o docente a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognoscitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos.
A didática geral estuda todos os princípios que são comuns entre todos os tipos de ensino e para qualquer tipo de aluno. A didática especial, por outro lado, analisa as problemáticas específicas do ensino que cada disciplina pode apresentar, assim como possíveis meios para resolvê-los.