A pedagogia do oprimido, segundo Freire (2005, p. 34), É aquela que precisa ser elaborada não para o oprimido, mas com ele, reconhecendo-os enquanto sujeitos que lutam por sua humanidade.
O que é Oprimido: Um indivíduo oprimido é aquele que foi dominado de maneira violenta ou com agressividade, brutalidade e tirania. ... Um indivíduo oprimido socialmente é aquele que sofre algum tipo de repressão do meio social em que está inserido, como racismo ou preconceitos de gênero, econômico ou sexual.
O papel da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire é trazer a consciência àqueles que querem libertar-se de toda essa farsa que se instalou no poder público do Brasil, para que crie uma educação que possa ser planejada e construída pelos oprimidos que já venceram a concepção opressor-oprimido.
O mais célebre educador brasileiro, autor da "Pedagogia do Oprimido", defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo. ... Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno.
São Paulo: Instituto Paulo Freire, 1968. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.
128-129) destaca como uma das razões que levou Freire a escrever esta obra foi o problema da humanização/desumanização: ... Em seu primeiro capítulo que tem como título "Justificativa da Pedagogia do Oprimido", Freire (1987, p. 16) discute o processo de desumanização causada pelo opressor a seus oprimidos "[...]
Pedagogia do Oprimido é um dos mais conhecidos trabalhos do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire. O livro propõe uma pedagogia com uma nova forma de relacionamento entre professor, estudante, e sociedade. O livro continua popular entre educadores no mundo inteiro e é um dos fundamentos da pedagogia crítica.
Na educação opressora, como a própria expressão parece indicar, os alunos são oprimidos, impossibilitados de aflorar a sua personalidade, a sua identidade, já que são moldados, padronizados, por assim dizer. Por outro lado, temos a educação libertadora, calcada na visão pedagógica em que Freire acreditava.