Carta circular do papa aos bispos sobre dogma ou disciplina da Igreja.
A carta encíclica é um documento pontifício, uma comunicação escrita pelo líder máximo da Igreja Católica (Papa), cujo objetivo é orientar lideranças religiosas e fiéis sobre assuntos que envolvem o bem-estar da sociedade.
Um total de 297 encíclicas foram publicadas pela Igreja católica no decorrer dos últimos séculos, algumas das quais marcaram a história da humanidade, como "Rerum novarum", publicada por Leão XIII em 1891, na qual eram denunciadas as condições de trabalho desumanas da classe operária.
"No caso de Francisco, quase tudo o que ele faz é social: os textos, as falas… Não tem nenhum [gesto ou documento] de caráter puramente teológico", analisa o vaticanista Filipe Domingues, doutor pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Em seus oito anos de pontificado, Francisco publicou três encíclicas.
Uma encíclica papal é uma carta enviada pelo Papa, destinada a Bispos da Igreja Católica Romana de uma determinada área ou do mundo inteiro. Encíclicas podem condenar erros, apontar ameaças à fé e à moral, exortar praticas aos fiéis, ou fornecer soluções para os perigos presentes e futuros para a Igreja.
Laudato si' (português: Louvado sejas; subtítulo: "Sobre o Cuidado da Casa Comum") é uma encíclica do Papa Francisco, na qual o papa critica o consumismo e desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global das ações para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.
O Papa Francisco escreveu, até o momento, as encíclicas Lumen fidei, Laudato si' e Fratelli tutti.
Esta é a pergunta à qual pretende responder, principalmente, "Fratelli tutti": o Papa define-a como uma "Encíclica Social" (6) que toma o seu título das "Admoestações" de São Francisco de Assis, que usava essas palavras "para se dirigir a todos os irmãos e irmãs e lhes propor uma forma de vida com sabor do Evangelho" ( ...
Mit brennender Sorge (Pio XI) sobre o nacional-socialismo. Divinis Redemptoris (Pio XI) Sobre o Comunismo(Socialismo) "Casti Connubii"(Papa Pio XI) sobre a moral conjugal. "Mediator Dei" (Papa Pio XII) sobre Liturgia.
Encíclicas