1. Com a(s) pessoa(s) a quem o emissor se dirige, num tratamento por "vós" ou por "vocês". 2. Em vossa companhia.
Em vossa companhia: Que Deus esteja convosco. 3. Em vosso poder; sob vossa responsabilidade: A tarefa ficou convosco.
Quando não houver palavra alguma ou expressão que indique quem somos nós ou quem sois vós, deveremos usar conosco e convosco. Por exemplo: Ele queria conversar conosco. A paz esteja convosco.
É o pronome pessoal do caso reto da segunda pessoa do plural, que funciona como sujeito na frase. Esse pronome força o verbo a estar na segunda pessoa. Exemplo de uso da palavra Vós: "Os heróis desta pátria sois vós."
Convosco, forma contraída de com vós, é utilizado quando não houver nenhuma palavra que faça referência e reforce o sentido do vós....Exemplos:
O certo é: Quero falar com você. Já o pronome "contigo" não é reflexivo, assim como "conosco" e "convosco". Portanto, podem ser usados da seguinte forma: "Quero falar convosco.", "Deixe comigo", "O Senhor é contigo".
Pedir por favor. 2. Pedir com instância, suplicar.
vós vós. Pronome pessoal sujeito correspondente à segunda pessoa do plural (ex.: onde é que vós ides?). Confrontar: voz. Ver também resposta à dúvida: tu, vós ou você.
pronome Designa as pessoas com as quais se fala e/ou escreve; pode funcionar como sujeito (vós sois misericordioso), como predicativo (os traidores do reino sois vós) e como complemento ligado por preposição (nunca haverá paz entre vós). [Gramática] Segunda Pessoa do Plural. Etimologia (origem da palavra vós).