[ Medicina ] Capacidade de mudança e adaptação do sistema nervoso, do ponto de vista estrutural ou funcional, ao longo do desenvolvimento ou quando sujeito a experiências ou estímulos novos.
A neuroplasticidade ou plasticidade neural é definida como a capacidade do sistema nervoso modificar sua estrutura e função em decorrência dos padrões de experiência, e a mesma, pode ser concebida e avaliada a partir de uma perspectiva estrutural (configuração sináptica) ou funcional (modificação do comportamento).
Os neurônios em uma via neural se comunicam entre eles através de conexões denominadas sinapses, e essas vias de comunicação podem se regenerar durante a vida. Cada vez que ganhamos novos conhecimentos (através da prática repetida), a comunicação sináptica entre neurônios é fortalecida.
10 dicas para estimular a neuroplasticidade do cérebro
Ocorre entre 0 e 2 anos de idade. Dentro da plasticidade axônica, existe o período crítico, que consiste no momento em que há mais ação da neuroplasticidade no sistema nervoso central. Ela ocorre em crianças, pois é a fase onde existem mais descobertas sobre a vida, o ambiente e o seu próprio corpo.
Quando uma criança sofre uma lesão no cérebro, as células nervosas sadias assumem as tarefas das que foram destruídas. Isso se chama plasticidade neuronal.
A neuroplasticidade permite que os neurônios se regenerem e que sejam criadas conexões sinápticas – meios de comunicação entre os neurônios. ... Por meio desses fatores, a plasticidade permite que novas ligações entre os neurônios (as sinapses) sejam estabelecidas, alterando completamente a rede de conexões.
Ou seja, tem o poder de mudar de acordo com os estímulos e as necessidades do organismo. Não só novas células surgem e se deslocam para as áreas onde são mais necessárias, como também a quantidade de conexões, em cada campo do cérebro e de todo o sistema nervoso, se altera de acordo com a demanda.
Então, se você quer aumentar sua capacidade cerebral, siga as dicas abaixo e se prepare para exercitar a mente:
Isso é possível graças à neuroplasticidade cerebral, conceito comprovado pela neurociência de que o cérebro pode se modificar de acordo com estímulos. Pequenas mudanças na rotina, como mudar o caminho, reorganizar objetos, e memorizar números de telefones podem contribuir para a estimulação da memória.