Moral. É a parte culminante da sua filosofia. Sócrates ensina a bem pensar para bem viver. O meio único de alcançar a felicidade ou semelhança com Deus, fim supremo do homem, é a prática da virtude.
O que é moral e ética para Sócrates?
Ética Socrática é aquela caracterizada por bom caráter e valores morais. A posição ética de Sócrates argumenta que o homem não é mau, mas é ignorante. Esse ponto de vista é chamado de "intelectualismo moral" e afirma que a virtude pode ser conhecida e, acima de tudo, pode ser ensinada, no princípio do "eu".
O que é um sujeito ético moral para Sócrates?
Assim, o sujeito ético, diria Sócrates, é aquele que sabe o que faz, conhece as causas e os fins de sua ação, a essência dos valores morais. A sabedoria humana de que Sócrates se diz mestre consiste na busca de justificação filosófica (isto é, de um fundamento) da vida moral.
Como ser feliz para Sócrates?
Para Sócrates, o autoconhecimento levava à virtude. "O homem que se conhece saberá como agir, trilhando o caminho correto" – dizia, e arrematava: "quanto mais virtuoso, maior será a chance de que seja feliz, porque fará bem a si e também aos outros". Ou seja, será mais feliz e ainda ajudará os demais a sê-lo.
Por que Sócrates defendia suas ideias e princípios?
Sócrates defendia de forma voraz suas ideias, princípios e política, muitas vezes foram defendidas nas praças da Grécia. Ideias essas que desagradaram a Polis Ateniense, por suas críticas ao sistema democrata, que culminou com seu julgamento a pena de morte, conforme foi dito na obra Ditos Memoráveis de Xenofonte.
Quais são os principais ensinamentos de Sócrates?
Este trabalho pretende analisar de forma sucinta os principais ensinamentos de Sócrates, quanto ao seu modo de vida e o modelo de conhecimento que desenvolveu. Sumário: 1. Introdução; 2. Tópicos sobre o desenvolvimento de sua vida; 3. Método Socrático; 4. A Virtude; 5. Considerações Finais; 6. Bibliografia.
Quais as publicações feitas por Sócrates?
Conforme apontado por estudiosos, não há relatos sobre publicações feitas por Sócrates. Entretanto, seus alunos publicaram várias obras narrando histórias e os ensinamentos ministrados por esse "pensador", destacando-se entre eles: os diálogos de Platão, a comédia Nuvens de Aristófanes e as obras dos filósofos Xenofonte e Aristóteles.
Como ocorreu a morte de Sócrates?
Segundo Xenofonte, a morte de Sócrates ocorreu devido a sua resposta quando lhe foi proposto que sugerisse a sua própria pena, conforme podemos perceber na passagem a seguir do Livro Polis Grega & Praxis Política de Oscar d’ Alva e Souza Filho, ele disse: