A moda sustentável defende a redução de uso de materiais poluentes na produção de suas peças, de modo com o qual minimiza impactos no meio ambiente. ... Assim sendo, consumidor da moda consciente é aquele que busca produtos com materiais sustentáveis, de qualidade e com maior durabilidade, como roupas e acessórios.
Consumo consciente de roupas: 9 dicas para entrar na moda sustentável
O conceito de slow fashion significa, ao pé da letra, "moda devagar". O termo derivado do slow food foi criado nos anos 2000 na Itália. Ao contrário do fast food, o movimento propõe uma mudança no estilo de vida, comer melhor, mais saudável, e devagar. Apreciar a comida de fato, bem como todo o seu processo.
A moda sustentável é uma vertente que se preocupa em utilizar métodos que não produzam ou minimizem os impactos ambientais gerados no processo de desenvolvimento de produtos. Ela surgiu da necessidade de repensar a conduta da nossa sociedade, do ponto de vista ecológico.
No fundo, tem muitos benefícios na moda sustentável. Esse é um movimento que tem a ver com a produção eficiente, a redução dos efeitos no meio ambiente e, é claro, um consumo mais consciente. Também chamada de eco fashion, busca reduzir os impactos negativos do setor fashion.
5 sites brasileiros de moda sustentável pra você conhecer
Os alimentos orgânicos passam por um processo de produção sustentável em todas as suas fases, com o objetivo de amenizar os danos causados ao meio ambiente. Eles podem ser carnes, frutas, vegetais e até alguns industrializados, como biscoitos, massas e pães.
A melhor maneira de praticar slow fashion é deixar de consumir novas peças de vestuário e investir em reutilização. Em vez de descartar, por que não remendar e dar um novo estilo às suas peças?
São empresas que adotam um novo modelo de trabalho inspirado na filosofia slow. Para entender como funcionam esses negócios é preciso voltar no tempo e ir até a Itália, onde tudo começou.
Além disso, devemos incorporar em nossas vidas várias atitudes sustentáveis que ao longo do tempo se tornarão um hábito, como: priorizar produtos e serviços produzidos com respeito ao meio ambiente no momento da compra, levar uma sacola própria para fazer as compras, evitar produtos descartáveis, reutilizar materiais, ...