As missões são iniciativas religiosas destinadas a propagarem os princípios do Cristianismo entre os povos não monoteístas. Se baseiam em princípios da teologia cristã e em imitação do ministério de Jesus Cristo e em cumprimento do mandamento que deu aos seus apóstolos para pregarem o Evangelho pelo mundo.
Participar da missão significa participar ao lado de Deus de sua intenção de promover e amar o ser humano. Neste sentido, a missão da Igreja e ao seu lado a evangelização, vão ser sempre um movimento voltado para a promoção da vida e da dignidade do ser humano no seu mais alto nível.
Missão é um encargo, uma incumbência, um propósito, é uma função específica que se confere a alguém para fazer algo, é um compromisso, um dever, uma obrigação a executar. Missão é um conjunto de pessoas que recebem um encargo a cumprir (missão diplomática, missão científica, missão empresarial, missão cultural etc.).
A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade. Como afirma o Papa Francisco: "Ser catequista não é uma profissão, mas uma vocação".
A missão da Igreja é preparar o caminho para o estabelecimento final do Reino de Deus na Terra. Seu propósito é, primeiramente, desenvolver na vida dos homens atributos cristãos e, em segundo lugar, transformar a sociedade para que o mundo se torne um lugar melhor e mais pacífico para vivermos.
Você pode falar para seus amigos, parentes, vizinhos e convidá-los a participar e se envolver em uma causa. Fazendo reuniões, por meio de ligações telefônicas, enviando mensagens pelo WhatsApp ou fazendo postagens em suas redes sociais, você pode mobilizar pessoas do seu meio social a ajudar em missões.