Conjunto de processos físicos e químicos que afectam as rochas quando sujeitas à acção dos agentes atmosféricos (água, ar, variações de temperatura,...), conduzindo a modificações a nível mineralógico, estrutural e textural.
Dá-se o nome de intemperismo (também chamado de meteorização) ao conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando ficam expostas na superfície da Terra.
Meteorização ou intemperismo é o processo natural de decomposição ou desintegração de rochas e solos (e seus minerais constituintes) por ação dos efeitos químicos, físicos e biológicos que resultam da sua exposição aos agentes externos (no que se inclui fatores antropogénicos, isto é devido direta ou indiretamente à ...
É o processo de desgaste do solo! Ha intemperização física e química, causadas por fatores como clima, mudanças bruscas de temperatura, e pela água. Dependendo da localização da rocha, ela sofre intemperização( intemperismo), ou seja, ela se desgasta.
Tipo de meteorização que pode ocorrer com alteração da composição química dos minerais constituintes do corpo rochoso, podendo verificar-se a formação de minerais novos ou de neoformação.
Os agentes de meteorização são os responsáveis pela decomposição das rochas. A água é um fundamental agente de meteorização.
Processo de fraturamento ou quebramento na forma placas superficiais de alguns centímetros a decímetro de espessura em afloramentos de rochas cristalinas e compactas em consequência de variações térmicas na superfície da rocha fresca ao ser exposta, alternadamente, às altas temperaturas da insolação de dia e às baixas ...
Glossário Geológico Ilustrado:haloclastia. Fragmentação de rochas e minerais pela força de expansão de cristais salinos devido a crescimento cristalino, a reações de hidratação ou a expansão térmica em fraturas e fissuras.
O processo de desagregação das rochas provocado pelo intemperismo provoca o surgimento de pequenas partículas de rochas, chamadas de sedimentos. São exemplos de sedimentos as areias da praia, a poeira, entre outros elementos.
No caso da desintegração mecânica (ou física), as rochas podem partir-se sem que sua composição seja alterada. Nos desertos, as variações de temperatura acabam partindo as rochas, assim como nas zonas frias, onde a água se infiltra nas rachaduras das rochas.