Para efeito de apuração de custos, distingue-se a mão de obra direta (o trabalho diretamente empregado na fabricação de um bem ou serviço), e a mão de obra indireta (o trabalho realizado em atividades frequentemente indivisíveis, de supervisão ou apoio à produção, tais como a manutenção de máquinas e equipamentos, ...
Esse termo se refere ao trabalho manual empregado na produção industrial. Assim, a mão de obra direta diz respeito ao trabalho executado por funcionários que estão diretamente atuando na fabricação de produtos. Ou seja, são os trabalhadores da linha de produção.
substantivo feminino Trabalho, atividade manual de um operário na execução de uma obra. Conjunto de operários necessários para execução de determinada obra: este projeto necessitará de mão de obra especializada. Custo do trabalho por eles executado: a China é conhecida por oferecer mão de obra barata.
A Mão de Obra Direta só pode ser considerada como parte da Mão de Obra realmente aplicada no processo de produção. ... Assim, se esse funcionário trabalha oito horas por dia e dedica apenas quatro horas por dia na fabricação de determinado produto, apenas essas quatro horas serão consideradas Mão de Obra Direta.
O custo compreende não somente os salários, mas todos os encargos como INSS, FGTS e férias. Além de benefícios legais como assistência médica, vale transporte e os adicionais como previdência complementar, seguro de vida especial.
O custo compreende não somente os salários, mas todos os encargos como INSS, FGTS e férias. ... Para isso, divide-se o custo total da mão de obra direta pelas horas disponíveis para o trabalho dentro de um período (descontando horas de descanso e férias). Essa fração representa o quanto custa cada hora.
Assim, um operário têxtil, um cortador de tecido ou aquele trabalhador que limpa um tecido são exemplos de mão de obra direta. Pelo contrário, os trabalhadores que não atuam expressamente na elaboração de um produto, mas que são importantes de alguma maneira, constituem a mão de obra indireta.
Mão de obra administrativa em SP, ou a área administrativa, se baseia no ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.