Lua de Leite é o tempo de que mãe e bebê necessitam para se conhecerem, se adaptarem à nova vida e fortalecerem os vínculos. Com o puerpério a vida fica de cabeça para baixo.
A mãe ou a mulher que cria o bebé ou criança deve levá-lo em segredo até um sítio onde os raios da Lua Cheia possam incidir sobre ele - o ideal será fazê-lo no campo ou na praia e mostrar o filho à Lua, pedindo a sua proteção.
Popularmente, a lua de leite dura um mês, mas não existe uma regra, ou seja, pode durar o tempo que a mamãe considerar necessário. No período, a mamãe precisa se voltar para os cuidados com o bebê, portanto, a ajuda do papai é fundamental.
Também conhecido como resguardo ou quarentena, o puerpério é um processo após o nascimento do bebê, fase de readaptação para o corpo feminino que tem início logo após o parto e dura em média até a 8ª semana.
PARA O BEBÊ FALAR:
Há um grupo de crianças no Panamá que é venerado pela comunidade: são conhecidos como os "Filhos da Lua", ou "Netos do Sol", e têm como missão evitar que a Lua seja devorada... Os índios Guna vivem na província de Guna Yala, no Panamá. A sua economia tem por base a agricultura, a pesca e o fabrico artesanal de roupa.
Alguns consideram o período de 45 a 60 dias pós-parto, pois acredita-se que nesta fase todos os órgãos (exceto as mamas) já retornaram às condições prévias, independentemente da amamentação.
A Dita, essa tia querida, tem 81 anos e estava disposta a ir à feira atrás de um pinto recém chocado para realizar a simpatia que já é quase uma tradição familiar: Colocar um pinto na boca da criança para a ensinar a falar.
Na simpatia vc pega um pintinho e faz ele piar dentro da boca da criança. Ai gente, eu fiquei com pena do pintinho, aqui em casa eu não deixaria essa não heim. Muito amor e cuidado com os bichinhos. Se for feita de forma que não machuque os pequeninos, ok.