Integração Metabólica: estudo que se baseia nas informações bioquímicas da alimentação para entender os processos fisiológicos que acontecem no ser humano.
Além dos ciclo jejum-alimentado, a integração metabólica pode ser facilmente compreendida em situações de estresse físico de longa duração onde ocorrem muitas adaptações semelhantes ao jejum como por exemplo o estímulo a lipólise pelo tecido adiposo e gliconeogenese pelo tecido hepático.
A insulina, o glucagon e outros hormônios relacionados regulam as concentrações de glicose no sangue e atuam sobre o movimento de glicose, aminoácidos e, possivelmente, ácidos graxos de cadeia curta entre o fígado e os tecidos periféricos. O hormônio do crescimento pode alterar a sensibilidade dos tecidos à insulina.
A forma mais básica de regulação metabólica ocorre quando os genes instruem as células a produzir enzimas e regular sua quantidade. ... Em adição aos substratos, as enzimas são frequentemente dependente de outros enzimas e de vitaminas. Mesmo as plantas usam hormônios para controlar o seu metabolismo.
As principais vias catabólicas são glicólise, ciclo do ácido cítrico e fosforilação oxidativa. ... Já as de anabolismo são fotossíntese e quimiossíntese.
O aporte energético no organismo durante o período de jejum se dá pela degradação de glicogênio, a proteólise muscular e lipólise que vão desempenhar papéis fisiológicos específicos para que as vias metabólicas tenham características próprias, sendo a liberação dos hormônios regulada por uma hierarquia de sinais ...
A lipogênese é a síntese de ácidos graxos que ocorre quando o corpo possui energia demais. Dessa forma, o excesso de ATP inibe a enzima isocitrato desidrogenase que impede que o Acetil-CoA siga pelo ciclo de Krebs. ... O citrato que chegou no citosol se transformará novamente em Acetil-Coa + oxaloacetato.
O controle da gliconeogênese é realizado pelo glucagon, que estimula esse processo, e pela insulina, que atua de maneira oposta.
As principais vias catabólicas são glicólise, ciclo do ácido cítrico e fosforilação oxidativa. Já as de anabolismo são fotossíntese e quimiossíntese.