A industrialização da construção civil é quando a obra aproveita de conceitos industriais para ser conduzida. É como se o canteiro de obras se tornasse uma linha de montagem fabril. Isso quer dizer que em vez de depender totalmente da mão de obra interna, a construtora utiliza recursos pré-montados.
A construção industrializada se dedica a transformar o canteiro de obras em uma linha de montagem, semelhante ao que ocorre em outras indústrias como a automobilística. Para isso, baseia-se na aplicação sistemas pré-fabricados, que chegam ao canteiro prontos para serem montados.
Entre as vantagens dessa forma de produzir, podemos citar:
A racionalização e a industrialização da construção são apontadas como a chave para reformulação dos métodos construtivos. O ponto central de sua funciona- lidade passa a ser a mudança de cultura do setor, através de filosofias, como o Lean e o Green Construction, de apoio à gestão da produção.
Materiais pré-prontos, estruturas já montadas e insumos de fácil e rápida aplicação caracterizam a construção industrializada.
Construção civil é um dos principais setores industriais do País. A função da construção civil é ajudar a desenvolver o bem estar da sociedade, preservando o meio ambiente, por meio de obras de engenharia civil nos segmentos de infraestrutura e edificações.
Na indústria da construção civil a Segurança do Trabalho vem ganhando espaço devido o número de acidentes. ... A indústria da construção civil tem buscado aprimoramento das técnicas construtivas, visando à redução dos custos e maior lucro para as empresas, tem como consequência o aumento no índice de acidentes de trabalho.
O BIM aumenta a confiabilidade nas estimativas de preços e no cumprimento dos prazos, reduzindo erros e garantindo a qualidade da obra. "Outra vantagem é que o BIM pode ser usado em todo o ciclo de vida da edificação, desde a concepção até a demolição e reuso.
Pouco desperdício de material. Material duradouro, diminuindo a manutenção da obra. Agilidade de construção com mão de obra qualificada enriquecendo a qualidade da execução.
O concreto pré-moldado é um dos sistemas construtivos mais conhecidos e utilizados no Brasil, principalmente para galpões e grandes empresas. É um método construtivo que geralmente apresenta ótimo custo/benefício, mas deve ser bem analisado em cada caso, pois envolve o transporte das peças.