Heranças genéticas: polialelia. A polialelia, também chamada de alelos múltiplos, ocorre quando a herança de uma característica possui um gene com mais do que duas formas alélicas. Ainda teremos dois genes para determinar a característica, mas existirá mais do que dois alelos que irão influenciá-la.
Quando um locus no cromossomo pode ser ocupado por uma série de alelos múltiplos, aumenta-se a variabilidade genética da população. Isto porque, a quantidade de combinações possíveis entre os alelos para cada locus passa a ser maior.
Alelos letais são genes que podem levar seu portador à morte. Existem alelos letais que se comportam de maneira recessiva e aqueles que se comportam de maneira dominante.
Locus é uma palavra do latim, que significa literalmente "lugar", "posição" ou "local". Este termo pode ser usado em diversos sentidos e para várias áreas, como na psicologia, na genética, na matemática, na fonética e etc.
O surgimento dos alelos múltiplos (polialelia) deve-se a uma das propriedades do material genético, que é a de sofrer mutações. Assim, acredita-se que a partir do gene C (aguti), por um erro acidental na duplicação do DNA, originou-se o gene Cch (chinchila).
Existência de de três ou mais tipos de alelos diferentes para os mesmos locus cromossómicos, cujo efeito depende da relação de dominância entre eles.