A Geledé foi um tipo de sociedade exclusivamente feminina das comunidades iorubá, responsável pelos rituais com máscaras guerreiras para celebrar as grandes mães e as forças femininas poderosas da fé iorubana.
Guelede é um festival anual homenageando "nossas mães" (awon iya wa), não tanto pela sua maternidade, mas como ancião feminino. Ela ocorre durante a época seca (março-maio) entre os iorubás do sudoeste da Nigéria e o vizinho Benim.
O Portal Geledés é organizado pelo Geledés - Instituto da Mulher Negra,que é uma organização política brasileira de mulheres negras fundado em 1988 que vem desde então encampando a lutra contra o racismo e o sexismo. Seu nome deriva do conceito de gelede, sociedades secretas femininas na cultura iorubá.
Máscara Geledé São representações ou manifestações de forças normalmente invisíveis, usadas em ritos agrários, funerários ou de iniciação, rememorando mitos e outras tradições, através de suas formas, movimentos, cores e materiais.
Sueli Carneiro Geledés - Instituto da Mulher Negra/Fundadores
Essas máscaras são usadas por homens durante os rituais. Muitas delas são encimadas por adornos que tem finalidade pedagógica abordando temas da vida cotidiana.
Português: Máscara da sociedade Gelede, agremiação feminina secreta dos povos Yoruba (Nigéria e Benim). Essas máscaras são usadas por homens durante os rituais. Muitas delas são encimadas por adornos que tem finalidade pedagógica abordando temas da vida cotidiana.
Na cultura Yorùbá, a mulher é vista de diferentes maneiras. A mulher é vista como mãe, esposa, filha, deusa e até bruxa. Para os Yorùbá, o maior valor dado a mulher é de mãe porque os Yorùbá reverenciam as mães2 que eles também chamam de Ìyá nlá (grande mães) ou de Ìyààmi (Nossas mães).
Português: Máscara da sociedade Gelede, agremiação feminina secreta dos povos Yoruba (Nigéria e Benim). Essas máscaras são usadas por homens durante os rituais.
Uma das sociedades que mais se expressam simbolicamente através de suas expressões artísticas e tornou-se conhecida através de suas máscaras são as etnias africanas. Dentro da África encontram-se várias sociedades, onde cada uma possui traços específicos e particulares respeitando seu contexto cultural.