A coca é uma planta nativa da Bolívia e do Peru, é um vegetal arbustivo. O princípio ativo analgésico contido na coca foi descoberto pelos Incas, desde a época desse povo aos dias atuais a folha dessa planta é tradicionalmente mastigada nas áreas de relevo mais elevado, principalmente nas mediações dos Andes.
Produção. Para a extração e produção da cocaína como entorpecente primeiro as folhas de coca são maceradas na presença de ácido sulfúrico (H2SO4) (ou a gasolina é empregada como substituta do ácido) resultando em uma pasta conhecida como extrato da cocaína.
A folha de coca utilizada tanto para mascar e em chá é a folha seca, sendo vendida já seca em saquinhos. Utiliza-se de várias formas: Mascar – colocar cerca de 8 a 10 folhas na boca, dizem que se podem usar até 20 folhas (há quem retire todo o caule, há quem as dobre).
Trata-se de uma verdadeira pesquisa sobre a História da Coca, de sagrada a odiada. A folha de coca, para quem não sabe, não é droga, não é alucinógena e não faz nenhum mal, apenas bem à saúde. Ela tem efeitos analgésicos, por isso os bolivianos que trabalham pesados nas minas do país mascam tanto esta folha.
Posso levar folhas de Coca para o Brasil? Não, o Brasil não permite e classifica o ato como "tráfico internacional de drogas", de acordo à lei 11.343/2006, pois considera a coca uma droga. A folha de coca não é droga, porém é uma das matérias primas utilizadas na fabricação da cocaína.
MODO DE PREPARO: Coloque um ou mais sacos de chá de coca em um copo, despeje água fervente e deixe repousar por 3 a 5 minutos. Obtido a partir da folha de coca de Yungas de La Paz.
Erythroxylon coca A cocaína é uma substância extraída do arbusto Erythroxylon coca, planta que cresce abundantemente nos Andes. Histórico: A cocaína não é uma droga nova. No Peru, já era usada pelos Incas, desde o séc.