O pensamento do filósofo grego Sócrates (469-399 a.C.) marca uma reviravolta na história humana. Até então, a filosofia procurava explicar o mundo baseada na observação das forças da natureza. ... A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem.
Para Sócrates, existiam verdades universais, válidas para toda a humanidade em qualquer espaço e tempo. Para encontrá-las, era necessário refletir sobre elas. ... Sócrates percebeu que ele era sábio porque, dentre os sábios, era o único que julgava não saber e buscava o verdadeiro conhecimento.
Sócrates foi um dos maiores nomes da filosofia. Afinal, ele possuía uma vasta visão humana e gravou seu nome na história junto com Platão e Aristóteles. O filósofo também possui uma gigantesca importância no campo da ética e moral, conhecimento humano, entre outras áreas do conhecimento.
Nesta história, Sócrates foi acusado de corromper a juventude de Atenas e introduzir falsos deuses, e portanto foi condenado a morrer tomando cicuta.
Sócrates dizia que sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância. Segundo ele, a verdade, escondida em cada um de nós, só é visível aos olhos da razão (daí a célebre frase "Só sei que nada sei"!). Ele acreditava que os erros são consequência da ignorância humana. Nunca proclamou ser sábio.
Para desconcerto geral, Sócrates define o amor como sendo a busca da beleza e do bem. E sendo assim, ele mesmo não pode ser belo nem bom. Quem ama, deseja algo que não tem. ... Logo, o amor é o desejo do belo e do bom.
Sócrates é o pai da PEDAGOGIA,pois por meio de perguntas ele ensinava seus discípulos, sempre questionando, nunca dando respostas prontas, fazia seus discípulos refletirem e contextualizarem com o que já sabiam.
Nas obras escritas por Platão, tendo como personagem principal, Sócrates, os temas mais recorrentes são: ética, política e moral.
Depois de acompanhar todo o processo que condenou o seu mestre (Sócrates, acusado de corromper a juventude e de não acreditar nos "deuses", foi obrigado a beber o veneno cicuta, que o levaria à morte), Platão, desiludido com a democracia ateniense, viaja para outras cidades da Grécia, Egito e sul da Itália, e começa a ...