Fase de amortização Começa no mês subsequente à fase de carência e é quando, de fato, o beneficiado começa a pagar o valor do financiamento mensalmente. ... Para entender melhor como funciona o Fies na prática, você pode realizar uma simulação do valor do financiamento.
Fase de amortização: Encerrado o período de carência, o saldo devedor do estudante será parcelado em até 3 (três) vezes o período financiado da duração regular do curso.
Consultar extrato e saldo devedor (SisFies) Resposta: Faça o acesso no portal oficial do FIES. Ao realizar o login, uma nova página apenas sobre seu empréstimo será aberta. Nesse momento, verifique o extrato e também o saldo devedor. Ali é possível analisar sua situação e saber se precisa de ajuda com algo.
Ele se refere às parcelas devedoras do financiamento, considerando os juros do FIES. Todo o valor devido, ou seja, aquilo que foi pago pelo Governo enquanto você estudava, compõe o saldo devedor. Quem conseguiu taxa de juros zero tem esse montante a ser pago.
O termo "amortização" significa reduzir gradativamente uma dívida; abater parte dela em parcelas, ao longo do tempo. Dessa forma, a amortização do financiamento nada mais é do que o seu pagamento periódico, dentro do prazo previsto, com a finalidade de se reduzir o montante total da dívida.
3) Antecipar a fase de carência: Assim como o nome sugere, ao escolher a opção de antecipar a fase de carência, o contratante pode começar a pagar as parcelas trimestrais no mês seguinte da assinatura do Termo de Encerramento ao invés de ter que esperar o período de 18 meses de carência.
Portanto, assim que se formar, o estudante começa a pagar a dívida, no chamado período de amortização. No caso de estudantes que possuam uma fonte de renda, as parcelas são descontadas diretamente da fonte de renda, de acordo com um cálculo previsto pelo governo.
Art. 5º Os financiamentos concedidos com recursos do FIES deverão observar o seguinte: § 2º É facultado ao estudante financiado, a qualquer tempo, realizar amortizações extraordinárias ou a liquidação do saldo devedor, dispensada a cobrança de juros sobre as parcelas vincendas.
Para aderir à renegociação pelo APP do BB, basta acessar a opção Soluções de Dívidas, Renegociação Fies, Análise, Simular as condições de parcelamento, e Assinar eletronicamente o Termo. A solução está disponível para operações sem fiadores.