A facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é uma técnica fisioterapêutica que vem sendo utilizada para melhorar o desempenho físico de atletas, de portadores de disfunções orgânicas e de sedentários saudáveis2-5.
Dessa maneira, com a definição dos termos temos: - Facilitação = tornar fácil. - Neuromuscular = relacionado a músculos e nervos. - Proprioceptiva = posicionamento segmentar no espaço.
As técnicas de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) têm o intuito de ativar ou aumentar o envio dessas informações para o sistema nervoso, por meio dos proprioceptores, para que a amplitude do movimento seja executada, de maneira que o individuo possa reaprender os movimentos funcionais (KISNER, 2009).
A Sigla PNF vem do nome do conceito em Inglês, Proprioceptive Neuromuscular Facilitation. Em Português, Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva.
A FNP tem como princípios a estimulação dos proprioceptores para aumentar a demanda feita ao mecanismo neuromuscular, integrando técnicas manuais de alongamento e fortalecimento com princípios neurofisiológicos de indução sucessiva, inervação e inibição recíproca, além do fenômeno de irradiação.
O alongamento por facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é um dos métodos mais utilizados nos programas de reabilitação para o ganho da flexibilidade.
O método Kabat promove ganho da funcionalidade por meio da facilitação, do fortalecimento e do relaxamento de grupos musculares, utilizando para isto contrações concêntricas, excêntricas e estáticas, somando-se à aplicação gradual de resistência e procedimentos facilitatórios, visando atingir as necessidades adequadas ...
Um alongamento FNP consiste em… Existem três métodos de FNP: o método contração-relaxamento (CR), o método contração-antagonista (CA) e uma combinação dos 2 – contração-relaxamento-contração-antagonista (CRCA). O CR envolve contrair, manter, relaxar e alongar o músculo alvo.
A facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF) é um método de tratamento fisioterapêutico, que consiste na aplicação de resistências manuais com o intuito de incentivar os receptores neurais, para aumentar a amplitude de movimentos funcionais e dar estabilidade corporal aos pacientes.
Existem três métodos de FNP: o método contração-relaxamento (CR), o método contração-antagonista (CA) e uma combinação dos 2 – contração-relaxamento-contração-antagonista (CRCA). O CR envolve contrair, manter, relaxar e alongar o músculo alvo.