A B3 é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo, com atuação em ambiente de bolsa e de balcão. Sociedade de capital aberto – cujas ações (B3SA3) são negociadas no Novo Mercado –, a Companhia integra os índices Ibovespa, IBrX-50, IBrX e Itag, entre outros.
B3 (bolsa de valores)B3TipoBolsa de valoresLocalizaçãoSão Paulo, BrasilFundação23 de agosto de 1890 (131 anos)Principais pessoasGilson Finkelsztain
O objetivo do novo nome é passar a mensagem de que as competências complementares da Bovespa e da Cetip, juntas, criam valor – o mesmo discurso adotado pela Bolsa para convencer investidores e o CADE das vantagens da fusão, que deve gerar R$ 100 milhões de sinergias anuais.
Por que a bolsa se chama B3 B3 é sigla para Brasil, Bolsa, Balcão. Como você agora já sabe, trata-se da Bolsa de Valores do Brasil desde 2017. Atualmente, é supervisionada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e se configura como uma sociedade de capital aberto.
Como o próprio nome indica, empresas de capital aberto são aquelas que abrem seu capital social para novos sócios que desejam fazer parte do negócio.
Isso é uma ótima notícia para a B3, que lucra de duas formas: na taxa de listagem que as empresas pagam para entrar na Bolsa, e no aumento do volume de negociações que ocorrem dentro da plataforma. Com um maior número de ativos, mais pessoas podem investir, aumentando o faturamento com taxas e emolumentos.
Uma das principais é a B3, a bolsa de valores brasileira. A B3 é resultante da fusão entre duas companhias muito famosas: a BM&FBovespa (ou simplesmente Bovespa) e a Cetip. ... Por ela, passam todas as transações feitas no mercado de renda fixa e renda variável do Brasil.
A Bovespa, fundada em 1980 com sede em São Paulo, é o principal mercado de negociação de ações de empresas de capital aberto do Brasil. Já o Ibovespa é o indicador mais importante do mercado acionário – conhecido também como índice Bovespa. ... B3 – atual nome da Bolsa – faz alusão à: Brasil, Bolsa, Balcão.
A principal função da B3 é garantir um sistema de operação e infraestrutura para comercialização de ações e outro títulos do mercado financeiro, assim como processar, liquidar e custodiar ativos financeiros.