Nas palavras de Durkheim, "a educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto".
Para Durkheim, a educação é vista como instituição integradora essencial a ordem social. Já Marx acredita que a educação é um espaço de reprodução ideológica dos interesses das classes dominante (burguesia).
Traduzida ao pé da letra, meritocracia é "poder do mérito". Aplicada ao cotidiano das pessoas, trabalhadores, alunos, professores etc, sugere que o processo de crescimento profissional e social dos indivíduos depende, único e exclusivamente, da capacidade de cada um, ou seja, dos seus esforços e dedicações.
Para Durkheim a educação tem duas características: una e múltipla. ... Gabarito: É uma porque a educação inculca nos indivíduos idéias que fazem parte do meio social em que ele vive e múltipla porque é a soma dos conhecimentos distintos que variam de classe par classe social e de profissão pra profissão.
A educação é um fato social. A educação, em si, é um fato social no sentido em que atua como processo da preparação cultural dos indivíduos para a vida em sociedade e no sentido de que está presente, de maneira hegemônica, no interior de uma sociedade e em todas as sociedades.
Enquanto Durkheim atem-se ao estudo do "fato social", com a sociedade determinando as ações do indivíduo, Marx procura entender os movimentos da sociedade tendo como objeto as "relações sociais" e a "luta de classes" transformando os fenômenos sociais e para Durkheim a luta entre as classes expressa anormalidade no que ...
Para resumir o posicionamento dos autores clássicos, podemos dizer que Durkheim e Weber são conservadores, defensores do capitalismo, enquanto Marx é favorável a uma revolução para derrubar de vez esse sistema.