A economia doméstica é um conjunto de conhecimentos como nutrição, financeiro e serviços sociais. Eles são aplicados com o objetivo de gerar consumo consciente e melhor aproveitamento dos recursos em casa. Para começar, você precisa fazer um planejamento financeiro por meio de planilhas ou aplicativos.
Desenvolvida a partir da união de conhecimentos gerais de áreas sociais e econômicas, a ECONOMIA DOMÉSTICA teve início no século XIX, quando donas de casa passaram a ter responsabilidades sobre grandes famílias. ... Nessa época, a ECONOMIA DOMÉSTICA era compreendida como a Ciência e a Arte de cuidar da família.
15 dicas de economia doméstica para se planejar
Quais dicas de economia farão a diferença para você?
Atualmente, a economia doméstica pode seguir na mesma direção das demais economias mundiais, adotando estímulos, desde que observadas as restrições de gastos governamentais. O ambiente de inflação contida mostra o quanto o mercado interno se sincronizou com o resto do mundo.
"O Brasil precisava de profissionais no meio rural para orientar a população sobre as necessidades básicas da família como higiene, saúde, vestuário e principalmente sobre o orçamento doméstico.
A importância da economia doméstica Os aspectos tratados por ela vão além de saber fazer uma planilha de gastos mensais. Ela envolve o uso racional dos recursos, a escolha correta dos bens de consumo e de alimentos, as atitudes cotidianas que evitam o desperdício e as ações voltadas ao consumo consciente.
Seguindo estas sugestões, você pode economizar mais de 30% nas suas compras: → Faça uma lista de compras: antes de ir ao supermercado, verifique os armários e liste tudo o que é realmente necessário. → Faça um planejamento semanal das refeições: desta forma, você saberá o quanto precisa comprar e evita desperdícios.
Desligue os eletrodomésticos da tomada: ao finalizar seu uso, desligá-los da tomada ajuda a economizar. Afinal, aquela luz vermelha também consome energia. 4. Aproveite a luz do sol: aproveite a luz natural, abra as cortinas e evite o gasto desnecessário ao utilizar luzes artificiais de dia.