A dor patelofemoral (ou femoropatelar) se caracteriza por ser sentida na frente do joelho, ou então uma dor profunda ou difusa, que tipicamente é pior para movimentos de agachamento e subidas ou descidas de planos inclinados ou escadas.
A síndrome da dor femoropatelar aparece quando uma alteração anatômica – que pode ser um joelho valgo ou uma rotação da tíbia, por exemplo – muda essa biomecânica e o processo começa a ocorrer com dor e atrito.
Definida como uma dor anterior, peri ou retropatelar, ela acomete principalmente o sexo feminino e a população fisicamente ativa.
Como se prevenir da dor Femoropatelar
A categoria M224 refere-se a condromalácia da rótula e faz parte do grupo entre M20 e M25 e do Capítulo XIII do livro CID 10.
CID 10 M22 Transtornos da rótula (patela) – Doenças CID-10.
A condromalácia representa um amolecimento da cartilagem que reveste a patela (rótula) e que ocorre em decorrência do aumento da pressão de contato entre a patela e a tróclea, que é um sulco sobre o qual ela fica apoiada.
Porém, a lesão da cartilagem articular deixa o osso subcondral (parte do osso que é recoberto pela cartilagem) exposto às cargas que passam pela articulação. Esse tecido (osso subcondral) é extremamente inervado, portanto, quando é exposto à sobrecarga pode ser uma fonte importante de dor.