Aborda a distinção como processo relacional por meio do qual os agentes e sujeitos sociais desenvolvem estratégias, práticas e dispositivos de comunicação para disputar conhecimento e reconhecimento dos seus referenciais distintivos no espaço social.
A distinção é uma denúncia violenta e, ao mesmo tempo, uma inspiração para um modelo de compreensão dos mecanismos sociais e culturais, que retira os fatores econômicos do epicentro das análises da sociedade porque remete as práticas de consumo culturais a uma estrutura relacional.
De sua ampla e imponente produção intelectual, são três os seus principais conceitos: campo, habitus e capital, desenvolvidos em suas pesquisas durante as décadas de 19 sobre a vida cultural da sociedade francesa.
Um campo social, a partir de uma análise fundamentada no pensamento do sociólogo Pierre Bourdieu, é formado por diversos agentes que se relacionam mediante diferentes hierarquias de poder. Essas relações são de constantes lutas entre agentes por multiplicação de seus capitais relevantes para o campo.
Para Bourdieu, os bens culturais possuem uma economia e uma lógica específicas de apropriação que fazem com que esses bens, em determinado momento, sejam ou não valorados como obras de arte.
A ênfase de Bourdieu reside na fungibilidade das diferentes formas de capital e na sua redução final a capital económico, definido como trabalho humano acumulado. ... Por outro lado, a aquisição de capital social requer um investimento deliberado, tanto em recursos económicos quanto em recursos culturais.
A teoria de Pierre Bourdieu pretende superar as oposições entre o subjeti- vismo e o objetivismo, o individuo e a sociedade, a liberdade e o determi- nismo analisando o social como existindo sob duas modalidades. De um lado nos agentes sociais, sob a forma das disposições do habitus.
Habitus é um instrumento conceptual que auxilia a apreender uma certa homogeneidade nas disposições, nos gostos e preferências de grupos e/ou indivíduos produtos de uma mesma trajetória social. ... Assim o conceito consegue apreender o princípio de parte das disposições práticas normalmente vistas de maneira difusa.
Introdução. Pierre Bourdieu nasceu em 1º de agosto de 1930, na cidade francesa de Denguin, e faleceu em 2002 em Paris, capital francesa. ... A partir dessa visão, Bourdieu estuda de que maneira os indivíduos incorporam, reproduzem e legitimam a estrutura social a que pertencem ou da qual fazem parte.