Os merovíngios foram uma dinastia franca que governou os francos numa região correspondente à antiga Gália, onde estão localizadas atualmente a França, a Bélgica, uma parte da Alemanha e da Suíça. ... Por descender de Meroveu, a primeira dinastia dos reis francos é denominada Dinastia Merovíngia.
Dividiu novamente o reino em dois, um na Austrásia e outro em Borgonha, a partir deste momento a nobreza foi perdendo forças. Não resistiu ao poder dos carolíngios. Devido a dinastia está assumindo praticamente função formal. Derrubou a dinastia merovíngia que naquele momento era liderada por Childerico III.
A dinastia merovíngia ganhou esse nome por causa do primeiro rei dos francos, Meroveu. Essa dinastia também ficou conhecida como o reino dos francos. Foi no reinado do rei Clóvis, que ocorreu a expansão dos domínios dos francos. O rei Clóvis empreendeu varias guerras com o intento de conseguir riquezas.
Durante a dinastia merovíngia, desenvolvia-se o processo de formação do feudalismo, intensificando-se a ruralização e o poder dos grandes proprietários de terras. ... Assim, a partir de meados do século VII, os reis da dinastia merovíngia foram perdendo autoridade, ficando sujeitos aos senhores feudais.
Meroveu ( c. 4) foi o fundador lendário da dinastia merovíngia de reis francos. ... A lenda é de origem folclórica e foi usada para explicar a origem dos francos sálios como um povo residente próximo ao litoral.
2. Os descendentes do rei Clóvis ficaram conhecidos como REIS INDOLENTES, por negligenciarem a administração do Reino Franco. ... CARLOS MAGNO foi um rei da dinastia carolíngia, que governou o Reino Franco após Pepino, o Breve. Foi coroado imperador no ano 800.
Carlos Magno Carlos Magno é o mais famoso dos soberanos da dinastia carolíngia.
Pleurisia Carlos Magno/Causa do falecimento
Carlos Martel O Império Carolíngio foi formado a partir da coroação de Pepino, o Breve, em 751, embora se considere que seu pai, Carlos Martel, já era poderoso o suficiente, apesar de não ser rei. Os carolíngios eram uma dinastia que fazia parte do Reino dos Francos e substituiu a decadente dinastia merovíngia.
Os Merovíngios estabeleceram uma dinastia que governou o Reino dos Francos do século V ao VIII. Seu período é marcado pela formação do reino franco, suas primeiras expansões territoriais e da aliança estabelecida entre o rei e a Igreja Católica Romana.