Densidade Eletrônica: Outro termo que descreve a probabilidade de encontrar o e- maior densidade eletrônica, maior a probabilidade. A primeira camada eletrônica é composta de um único orbital, tem a forma esférica (1s). ... (no caso e- 2s) é muito pequena.
A região do espaço em que há a probabilidade de encontrar um elétron de determinada energia é chamada de orbital. são parte integral da resolução matemática. 1. Número quântico principal, n (n = 1, 2, 3 ...)
A medida que n aumenta o orbital torna-se maior, e o elétron passa mais tempo distante do núcleo. Portanto n indica a distância média do elétron ao núcleo. Um aumento de n indica também que o elétron tem energia mais alta e por isso esta mais fracamente preso ao núcleo.
ATENÇÃO: Cada orbital possui uma região chamada plano nodal, que é definido como um plano que divido o orbital ao meio, no qual a probabilidade do elétron ser encontrado é nula. O núcleo do átomo está nesse plano. ... Existem 3 orientações possíveis para um orbital p, nos eixos x, y e z.
Densidade ou massa específica é a relação entre a massa (m) de uma substância e o volume (V) ocupado por essa massa. ... Na tabela periódica, os valores de densidades aumentam nas famílias de cima para baixo e, nos períodos, das extremidades para o centro.
O efeito indutivo ocorre em ligações sigmas de cadeias saturadas. O trânsito de elétrons ao longo da cadeia é provocado pela diferença de eletronegatividade (força de atração que um átomo exerce sobre os elétrons em uma ligação química com outro elemento) entre os átomos envolvidos. ...
Os elétrons são caracterizados por seu conteúdo de energia. Os números quânticos são códigos matemáticos associados a esta energia do elétron. São quatro os números quânticos: principal (n), secundário ou azimutal (l), magnético (m) e do spin.
A teoria quântica afirma que a matéria tem propriedades associadas com ondas, razão pela qual o modelo de átomo foi baseado nesta teoria. ... O chamado "Princípio da Incerteza" determina que o elétron não possua posição exata na eletrosfera, nem velocidade e direção definidas.
O2 é paramagnético porque possui dois elétrons não emparelhados.
Por outro lado, segundo o princípio de exclusão de Pauli: não pode haver, em um átomo, mais de um elétron com um dado conjunto de valores para os números quânticos n, 𝓁, m e ms. Isto significa que, em cada orbital podem existir até dois elétrons, um com spin "para cima" e outro com spin "para baixo".