A democratização da gestão na escola pública significa minimizar a centralização das decisões dos rumos da educação. ... Para tanto, a escola deve desenvolver uma educação que proporcione aos alunos a capacidade de aprender com competência técnica, política e humana, tornando-os sujeitos emancipados e autônomos.
Se é preciso fomentar e investir no desenvolvimento científico e tecnológico, também é indispensável democratizar e direcionar a ciência e a tecnologia para o atendimento das demandas locais, contribuindo para o enfrentamento das desigualdades regionais e sociais do país, o que demanda uma ação sistêmica na educação, ...
O uso da internet e das mídias sociais têm se constituído uma ferramenta de construção das relações sociais, implicando novas formas de aprendizagem e de democratização do acesso ao conhecimento. ... As reconfigurações sociais caminham em paralelo à democratização do acesso ao conhecimento.
Acessar cursos com maior facilidade Por fim, mas não menos importante, a democratização no ensino para concurso deve ser capaz de permitir que os alunos acessem os cursos com maior facilidade. ... Sendo assim, torna-se possível oferecer aos alunos cursos preparatórios em qualquer lugar do país, por meio de cursos online.
Nesse caso, a gestão democrática das escolas seria considerada uma irracionalidade em termos de uma gestão moderna, pro- fissional e altamente exigente, incompatível com a falta de competência técnica da liderança e com formas de participação dos não especialistas em gestão.
O conhecimento científico é extremamente importante para a sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O conhecimento científico gerado por uma determinada sociedade consolida o saber e desafia as estruturas cristalizadas, tidas como verdades absolutas.
O termo democracia surgiu na Antiguidade clássica, em Atenas, na Grécia, para designar a forma de governo que caracterizava a administração política dos interesses coletivos dos habitantes das cidades-estados.
Todos os regimes democráticos atuais têm, em algum grau, inspiração moderna. Porém temos democracias mais antigas, como a França e os Estados Unidos, que datam dos séculos XVIII e XIX, e democracias mais recentes, que surgiram já no século XX.