O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado de espírito.
A dança representa, ainda, uma forma instintiva de comunicar-se usando o corpo por meio de padrões próprios de movimento. A dança ajuda a aumentar a resistência imunológica, a energia vital, a nossa disposição, a confiança e a alegria de viver, sendo fundamental como arte e como terapia.
A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele.
A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva.
O papel da dança na prática educativa tem o objetivo de resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura. A expressão corporal como recurso da aprendizagem escolar, utiliza o corpo em movimento, estimulando a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social.
Benefícios da dança para o corpo
A dança desenvolve a coordenação motora, agilidade, ritmo, percepção espacial e fortalece a musculatura. Também melhora a autoestima, as relações interpessoais, reduz os bloqueios psicológicos, melhora a concentração, sensibilidade e a motivação; fatores importantes para potencializar a criatividade.
A dança é uma das expressões artísticas mais antigas. Na pré-história dançava-se pela vida, pela sobrevivência, o homem evoluiu e a dança obteve características sagradas, os gestos eram místicos e acompanhavam rituais. ... A dança tem história e essa história acompanha a evolução das artes visuais, da música e do teatro.
A dança e a música se relacionam de forma complementar pois a dança se dá através de movimentos corporais ritmados precisando, assim, de um ritmo e um som para guiá-la. Assim, cada tipo de dança possui um ritmo diferente e com isso um estilo musical diferente.
A dança pode ser considerada uma atividade física, pois envolve movimentos corporais que causam alterações físicas, como transpiração e aumento dos batimentos cardíacos. O estudo da dança como arte envolve as questões ligadas aos gestos e às ações do corpo de quem dança. ...