A lambada é um gênero musical com origens na Região Norte do Brasil, mais especificamente no estado do Pará nos anos 1980. Tem, como base, o carimbó e a guitarra. Foi influenciada por ritmos como a cúmbia e o merengue.
Esta ideia se tornou popular devido ao filme "Lambada! A Dança Proibida" de 1990. No filme, a dança é considerada proibida pois é considerada muito, muito, sensual.
Surgida no Pará, a música lambada tem base no carimbó e na guitarrada, influenciada por vários ritmos como a cumbia, o merengue e o zouk. ... Assim como o forró, a lambada tem na polca sua referência principal para o passo básico, somando-se o balão apagado, o pião e outras figuras do maxixe.
O seu principal movimento é realizado quando as mulheres jogam um lenço no chão e seus parceiros abaixam para pegalo com a boca. A lambada tem uma forte influência do merengue, do maxixe e do forró. Esta última é uma dança bastante popular do século XIX, da qual surgiu o samba.
Nos outros países esta dança brasileira é mais célebre que o próprio samba. Até desembarcar no Nordeste, a lambada era reconhecida principalmente pela coreografia dos casais abraçados. Este elemento era tão fundamental que, se estivesse ausente da dança em um concurso sério, o par era imediatamente eliminado.
brasileiro A Lambada nasceu da junção de sonoridades já vigentes no solo brasileiro, do forró nordestino, do carimbó amazônico, da Cumbia e do Merengue latino-americanos.
Imagine como foi quando, no final da década de 80, a lambada conquistou o mundo....Loalwa: de Jacarepaguá para o mundo.1Lambada - Original Radio Edit3:2810Salsa Nuestra4:38
O samba organiza o pulso constante em grupos de dois, na nomenclatura da teoria então, trata-se de um gênero binário. Instrumentação com violões, cavaquinho, e percussão variada – pandeiro, atabaque, surdo, repique de anel, tamborim e agogô.
O Forró é um ritmo típico do Nordeste do Brasil. O ritmo se caracteriza pela presença de sanfona, triangulo e zabumba, mas já existem outras variações que conheceremos abaixo. Já a dança é marcada por dois passos, "um para um lado e outro para o outro".