A Dança do Congo é a dramatização de uma luta simbólica travada entre dois reinados africanos. O Embaixador de um outro reino pede ao Rei do Congo a mão de sua filha em casamento, o Rei rejeita o pedido então o Embaixador declara guerra ao Rei do Congo.
É uma dança que representa a coroação do rei do Congo, acompanhado de um cortejo compassado, cavalgadas, levantamento de mastros e música. Os instrumentos musicais utilizados são a cuíca, a caixa, o pandeiro, o reco-reco,o cavaquinho,o tarol, o tamboril, a sanfona ou acordeom.
A principal mudança no Reino do Congo com o contato com os portugueses foi a conversão ao Cristianismo, sendo também importante a rearticulação da política externa do Reino.
Dedicada a São Benedito, a Dança do Congo ou Congada é de origem autenticamente africana. Em Mato Grosso, é uma manifestação que ocorre tradicionalmente em duas cidades: Vila Bela da Santíssima Trindade e Nossa Senhora do Livramento.
Instrumento tradicional da festa do congo e com origem indígena, a casaca, também conhecida como reco-reco, é esculpida na madeira, com sulcos. A superfície simula o corpo de uma pessoa. No topo da casaca os congueiros esculpem a cabeça humana, sendo essa parte utilizada para segurar o instrumento.
Congo é um dos muitos conjuntos de danças, músicas e manifestação folclóricas trazida pelos escravos ao Brasil no Período Colonial. ... É particularmente caracterizada pelo uso de tambores em variados tamanhos, trajes e coreografias típicas e cânticos que invocam os Deuses.
A Congada, também conhecida como Congado ou Congo, é uma manifestação cultural e religiosa, que faz parte do Folclore Brasileiro (folclore é um conjunto de costumes e crenças por grupos ou indivíduos que revelam a identidade cultural por meio da música, dança, teatro, festas populares, comida, lendas, etc).
O Congo Capixaba é uma marca de identidade estratégica no reconhecimento e na produção simbólica do Espírito Santo,sendo uma manifestação cultural que se expressa em grupos de pessoas que cantam e dançam de forma bem característica, participam homens e mulheres, sendo mais conhecidos como Bandas de Congo.
A banda Casaca faz sucesso no estado, fazendo um som um pouco mais moderno, sem deixar a importância cultural da música. Em 2014, o Congo Capixaba foi oficializado com patrimônio imaterial no Palácio Anchieta em Vitória.