A cultura brasileira é representada pelo conjunto de tradições, manifestações culturais, costumes, culinária e religião dos povos que viveram no país ao longo da história. Devido a um grande processo de miscigenação de etnias, o Brasil é um dos países com maior diversidade cultural do mundo.
Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. ... Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
Diz-se de matrizes culturais do Brasil a formação cultural de sua população que ocorreu através da miscigenação de vários grupos étnicos. ... A princípio o branco europeu, o índio e o negro e posteriormente, no século XIX, a entrada de migrantes principalmente europeus.
As matrizes étnicas do povo brasileiro foram os nativos da terra (índios), os europeus (portugueses que chegaram por aqui) e os negros africanos (trazidos à força para escravização). No desenrolar da História e com a miscigenação, essa três culturas (acrescidas de outras mais adiante) geraram a cultura brasileira.
A cultura popular brasileira reúne um conjunto de lendas, mitos e tradições do país, que estão calcados na história e na miscigenação de culturas, das quais se destacam: a portuguesa, a africana e a indígena. ... Conjunto de histórias e contos narrados pelo povo e transmitidos de geração em geração.
Nossa identidade brasileira não é só fruto do acaso. Mesmo que inscrita desde o registro de nascimento, cada um a confirma ao sabor da sua trajetória pessoal e social. Mas também os outros confirmam minha identidade. Eles me reconhecem como brasileiro, e esse reconhecimento reforça minha sensação de pertencimento.
Podemos classificar os tipos de diversidade como:
As três matrizes étnicas que seriam as formadoras da identidade do povo brasileiro são o colonizador branco, no caso os portugueses, os índios e os negros africanos.
As matrizes culturais do Brasil estão relacionadas à formação cultural da população brasileira. As bases destas matrizes foram estabelecidas pela miscigenação de diversos grupos étnicos. A população do Brasil é uma mistura rica entre índios, brancos europeus e negros.