Corrupção política é o uso de poderes por funcionários do governo ou seus contatos de rede para ganho privado ilegítimo.
O conceito de "Corrupção" em sentido stricto é aplicável à conduta de efetivamente entregar dinheiro ou qualquer vantagem indevida a funcionário ou agente público, visando o recebimento de vantagem ou benefício, conforme previsto no artigo 5º, I da Lei Anticorrupcao.
Corrupção é o ato ou efeito de corromper. É o oferecimento ou obtenção de vantagem indevida, beneficiando uma parte e prejudicando imediatamente outra. Inclui as práticas de suborno e de propina, a fraude, a apropriação indevida ou qualquer outro desvio de recursos por parte de um funcionário público.
Uma forma de corrupção comum no Brasil é o desvio de fundos públicos por meio de superfaturamento. Essa técnica permite que o indivíduo se enriqueça e também financie campanhas políticas e está intimamente ligada aos contratos públicos com empresas privadas. Além disso, também é comum a propina e suborno na polícia.
a Survey de 2017, os seguintes fatores foram atribuídos como causas de corrupção: Níveis mais altos de monopolização do mercado e política. Baixos níveis de democracia, fraca participação civil e baixa transparência política. Níveis mais elevados de burocracia e estruturas administrativas ineficientes.
Corrupção preditiva É o caso de políticos que ainda não foram eleitos e fazem promessas antes de assumir o cargo, ou mesmo, no caso de servidores que não foram nomeados.
Quais tipos de corrupção mais comuns e como combatê-los?
O crime de corrupção é abominado pela esmagadora maioria dos brasileiros. Em especial, devido às corriqueiras denúncias contra figurões do alto escalão do poder público. Não obstante, há duas "espécies" de corrupção previstas na lei penal, quais sejam: corrupção ativa e corrupção passiva.
Causas de corrupção
Índice de 20162016PosiçãoPaís ou TerritórioPontuação1Nova Zelândia903Finlândia894Suécia88