Um dos símbolos que representam a fé dos devotos de Nossa Senhora de Nazaré é de sisal, tem 800 metros de comprimento com 50 milímetros de diâmetro. A corda chega em Belém dividida em duas partes de 400 metros. Ela permanece adaptada às estações de metal que auxiliam no traslado das berlindas durante as romarias.
Pegar uma lembrança da Corda simboliza não só um troféu, mas também um reconhecimento da promessa feita naquele ano", diz o fisioterapeuta Artur Maciel, promesseiro guarda como relíquias os pedaços de cada uma das cordas que ajuda a conduzir há mais de dez anos durante as procissões do Círio de Nazaré.
Desde então, ela passou a ser o elo de ligação entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis, sendo que "ir na corda" é considerado um dos maiores atos de fé e devoção à Mãe de Jesus.
Em 1793, o Círio de Nazaré foi instituído como celebração anual em Belém. No início, a procissão era realizada à noite, daí o uso dos círios, ou velas (a palavra "círio" vem do latim e significa "vela grande"). Em 1909, a Basílica de Nazaré foi erguida no local onde Plácido encontrou a imagem.
Em 1855, a berlinda que era puxada por animais ficou enterrada na lama durante a romaria. Uma corda foi usada para tirar a berlinda do atoleiro, com fiéis puxando e participando daquele momento para dar prosseguimento à procissão. ... Em 2004, passou a ter em formato linear para dar celeridade à procissão.
Símbolos do Círio se adaptam à versão da festividade que não vai às ruas
Uma das características do Círio de Nazaré é unir TODA a população em torno de uma festa sem brigas, sem acidentes, sem medo. Ver a fé e a devoção das pessoas, de forma tão fervorosa e verdadeira, é emocionante e nos faz pensar na vida.
No Círio fluvial, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré segue de barco pela Baía do Guajará, de Icoaraci até o cais do porto da cidade de Belém, e é acompanhada por canoas, Jet Skis, barcos e iates enfeitados para homenagear a santa.
8 de setembro de 1793 Círio de Nazaré/Data do primeiro evento
Assim como em outras celebrações tradicionais do ano, desejar "Feliz Círio" carrega o sentido de renovação para os católicos paraenses, de acreditar em dias melhores.