Conjunto dos caracteres climáticos determinados pelo enfraquecimento das influências marítimas, que em geral resultam do afastamento do oceano.
Continentalidade corresponde às áreas continentais influenciadas pelo aquecimento e resfriamento da superfície terrestre.
Os fenômenos da maritimidade e continentalidade estão relacionados com a interferência da proximidade ou distância de um determinado local com relação às grandes quantidades de água, tais como os oceanos ou mares. Essa é a "maritimidade". ...
Maritimidade é um fator climático relacionado à proximidade de mares e oceanos. Quanto mais distante dos oceanos e mares, ou seja, quanto maior a influência da continentalidade, menor será a umidade do ar de uma região e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas).
Continentalidade e Maritimidade: correspondem à maior ou menor proximidade de grandes massas de água. Além de exercerem variação na umidade, interferem também na temperatura da região. ... As correntes marítimas têm o poder de interferir na temperatura atmosférica e no movimento das massas de ar.
Em regiões distantes de oceanos e mares o clima sofre influência da continentalidade. Nesse caso, a superfície terrestre absorve calor e se aquece rapidamente, entretanto, o resfriamento é rápido, o que favorece uma variação de temperatura durante o dia (amplitude térmica).
A amplitude térmica deve-se à continentalidade. No Himalaia, observamos o clima frio de montanha, com médias térmicas baixíssimas e pouca precipitação. ... O norte do Oriente Médio tem clima semiárido subtropical e tropical, com verão seco e inverno úmido, baixa precipitação e temperaturas altas.
Quanto maior a continentalidade, menor é a umidade e maior é a amplitude térmica. Quanto maior a maritimidade, maior é a umidade e menor é a amplitude térmica. Isso significa que as áreas localizadas no interior dos continentes (continentalidade) variam mais as suas temperaturas.