A construção do conhecimento é entendida como um processo dinâmico, sem fim, do qual a linguagem faz parte. ... A cada conexão estabelecida pelo cérebro humano, a partir das diferentes leituras das experiências vivenciadas pelo indivíduo, o conhecimento é construído e, portanto, é cumulativo.
A construção do conhecimento acontece através do tempo, o indivíduo recebe a informação e constrói o saber, salientando que há o aprendizado, mas os indivíduos aprendem de formas diferentes.
A produção do conhecimento histórico é possível através da idéia do passado (no sentido de procurar estabelecer um contexto), no retorno ao presente para se perceber mudanças e permanências.
Considera-se como construção o ato de construir algo, e, como ato ou ação a terceira fase do processo da vontade. Ante um objeto que mobilize o sujeito vão ocorrer três etapas: a deliberação, a decisão e por fim, a execução.
Todo e qualquer conhecimento é adquirido ao longo da nossa caminhada de aprendizagem. A escola vem contribuindo para isso, pois ela é um espaço reservado para trocar e adquirir conhecimento, em que o professor vem mediar todo o conhecimento existente com seu aluno para juntos construir novos saberes.
Edifício que está em processo de construção ou edifício já construído, terminado; obra. Reunião das ações e atividades a partir das quais algo é construído. [Figurado] Processo através do qual algo é elaborado: construção de músicas.
O conhecimento resulta da interação do sujeito com o objeto. O desenvolvimento cognitivo ocorre pela assimilação do objeto de conhecimento a estruturas próprias e existentes no sujeito e pela acomodação dessas estruturas ao objeto da assimilação.
Avaliação é a reflexão transformadora em ação, ação que impulsiona as novas reflexões. ... Na sua trajetória de construção do conhecimento num processo interativo, pelo qual educador e educandos aprendem sobre si mesmos e sobre a realidade escolar no ato próprio da avaliação. Segundo Luckesi (1986, p.
O aluno precisa se conscientizar do sentido da construção de seu próprio conhecimento, se esforçar de forma intencional e favorável para aprender o novo se baseando no antigo. É importante mencionar a importância da memorização durante esse processo, essa é uma forma pessoal que varia de uma pessoa para outra.