Então, podemos dizer que a compreensão empática significa ter empatia com a outra pessoa. ... Empatia consiste na capacidade de se colocar no lugar do outro, ver o mundo através dos olhos dele e procurar sentir como ele sente a experiência subjetiva que este vivenciou ou está vivenciando.
A compreensão empática é um conceito fundamental na psicoterapia humanista-fenomenológica, e que representa um desafio para os psicólogos iniciantes. ... Conclui-se que a empatia se confirma como figura central na psicoterapia, podendo ser facilitada pela redução fenomenológica.
O psicólogo Carl Rogers disse que "ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele", que sintetiza uma reflexão profunda sobre a empatia pois indica que para ter empatia é necessário sair do seu ponto de vista, de suas crenças, de suas convicções, o que não é fácil.
O/A psicólogo/a humanista estuda e se aperfeiçoa tanto quanto os outros profissionais. Além disso, está sempre observando seu próprio comportamento diante da pessoa que está atendendo, de forma a garantir que suas observações sejam sempre em benefício do cliente/paciente.
Empatia é diferente de simpatia, caridade ou compaixão. A empatia diz respeito não só à capacidade de se colocar no lugar do outro, mas também de conseguir enxergar o mundo além de seu ponto de vista.
4) Sabe-se que a compreensão empática diz respeito à capacidade de entender a subjetividade do outro, de se colocar verdadeiramente no lugar do outro, vendo o mundo como o outro vê e participando ativamente dessa experiência. tornando-se importante em várias situações.
Colocar-se no lugar do outro, sentir o que ele sente e agir. Pessoas solitárias tornando-se pessoas solidárias. Cultivando esse sentimento diariamente e, dessa maneira, vamos nos tornando seres muito mais humanos. Promovendo convivências muito mais saudáveis, seja na família, no trabalho ou na sociedade.
RESUMO A teoria humanista enfatiza as relações interpessoais, na construção da personalidade do indivíduo, no ensino centrado no aluno, em suas perspectivas de composição e coordenação pessoal da realidade, bem como em sua habilidade de operar como ser integrado.