ALBUQUERQUE (1992) define a competitividade como "a capacidade da empresa de formular e implementar estratégias concorrenciais que lhe permitam obter e manter a longo prazo, posição sustentável no mercado".
1. Relativo a competição. 2. Que tem características que permitem ter bons resultados face à concorrência.
A competitividade empresarial é a capacidade que uma companhia tem em se manter na disputa de mercado diante da sua concorrência. Essa condição só é alcançada quando o negócio é capaz de, além de obter faturamento, ser uma opção relevante em meio ao seu segmento.
A resposta é simples: o verbo "competir", que dá origem às palavras "competitivo" e "competitividade" tem a letra "t" no radical – compet. Acrescente-se a ele o sufixo "tivo", e teremos "competitivo". Acrescente-se ao radical competitiv o sufixo "dade", e teremos "competitividade".
Competitividade na Economia Pela ideia de existir uma alta competitividade, as empresas ficam conhecidas como "price-takers", ou seja, acatam o preço que o mercado vende certo produto. Alterações nos preços podem acontecer devido a vários fatores, dentre eles o aumento ou diminuição na procura.
Uma economia competitiva é aquela que regista um crescimento elevado e sustentado da produtividade e é uma das principais prioridades políticas da União Europeia (UE). ... As abordagens tradicionais no sentido de assegurar o crescimento já não são suficientes para mitigar as pressões competitivas e concorrenciais.
Os jogos competitivos são todos aqueles em que há uma disputa pela vitória. Alguns exemplos de jogos competitivos são: ... Jogos de baralho (truco, sueca, buraco, copas fora, etc.) Os esportes (vôlei, futebol, basquete, tênis de mesa, judô, etc.)
Ginástica competitiva: é realizada em grupo e tem como objetivo a cooperação. ... Ginástica não competitiva é aquela praticada em academias que não precisa ganhar de ninguém (não precisa de competição), praticadas apenas para ficar em forma e saudável.
Confira, a seguir, algumas ações que podem potencializar a capacidade competitiva da sua empresa.
Em resumo, para tornar uma empresa mais competitiva, a empresa precisa estar alinhada e antenada a tudo aquilo que existe de novo no mercado e, principalmente, focar nas necessidades do cliente.