Na prática, a confirmação externa (ou circularização) implica na obtenção de declaração formal e imparcial de pessoas independentes à empresa e que estejam habilitadas para confirmar. Consiste na obtenção, pelo auditor, de uma declaração escrita, junto a fontes externas capacitadas para tanto.
Há dois tipos de Carta de Circularização, a positiva, em que o auditor solicita que o terceiro se manifeste configurando-se como evidência. Dentro da carta positiva há duas subdivisões, a denominada em branco, quando se pede o valor sem os defini-los, e em preto quando passa os valores apenas para serem confirmados.
Confirmação externa é a evidência de auditoria obtida como resposta por escrito direta para o auditor de um terceiro, em papel, no formato eletrônico ou outro meio.
O cliente prepara as cartas com o pedido de confirmação, assina e as envia ao auditor, para aprovação final.
As cartas de circularização são utilizadas quando ao realizar um trabalho de auditoria os dados extraídos internamente na empresa auditada não transmitem ao auditor a segurança necessária. Então são solicitadas confirmações externas dos saldos que existem na contabilidade da empresa.
1. Partir de um ponto e voltar a ele por outro caminho ou ducto.
Ademais, listamos os principais procedimentos de auditoria:
Uma confirmação externa ou circularização representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte que confirma) ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia.
PODE SER CLASSIFICADA COMO UM TIPO DA TÉCNICA CONFIRMAÇÃO EXTERNA. ... O DESENVOLVIMENTO DE EXPECTATIVAS DE ANÁLISE E DE COMPARABILIDADE E A ANÁLISE DE DADOS E INFORMAÇÕES SÃO DOIS DOS PASSOS PARA APLICAÇÃO DA TÉCNICA BENCHMARKING.
Quanto aos procedimentos de auditoria, analise o conceito abaixo: "São cartas enviadas a terceiros para confirmar saldos ou fatos. Positivas: a pessoa só responde se concorda ou discorda, em casa de negativa: só discorda." O conceito acima refere-se à: A. Exame.