Atenuação é uma medida do enfraquecimento do sinal ou da perda de potência de luz que ocorre na propagação dos pulsos de luz ao longo da fibra multimodos (MMF) ou da fibra de modo único (SMF). Normalmente, as medições são definidas em termos de decibéis ou dB/km.
Os termos "atenuação" e "ganho" de um sistema de comunicação referem-se à diminuição e aumento, respectivamente, da potência do sistema que, por sua vez, se relaciona com a amplitude do sinal transmitido.
A atenuação ocorre com qualquer sinal, tanto digital quanto analógico, transmitido através de cabos. Quanto maior for o comprimento do cabo, maior é a atenuação, até o ponto do sinal tornar-se fraco a ponto de não ser mais entendido pelo destinatário.
A distorção pode advir de várias causas, como a troca de funções de mecanismos como um transistor ou amplificador operacional. Pode ser causada também por um componente eletrônico passivo, como o cabo coaxial, a fibra óptica etc.
A atenuação resulta da perda de energia do sinal por absorção ou por fuga de energia. Nos meios de transmissão não guiados (espaço livre), a dispersão da energia pelo espaço pode também ser vista como uma forma de atenuação, uma vez que a potência do sinal que atinge o receptor é menor que a potência emitida.
A atenuação é o motivo pelo qual a fibra óptica ganhou a importância que tem nas telecomunicações. Ela define a distância máxima (alcance) que um sistema de transmissão óptico pode ter entre emissor e receptor, e pode ser medida de acordo com a seguinte fórmula: ... Diversas impurezas podem contaminar uma fibra.
Existem vários tipos de distorções, como amplitude, harmônica e distorção de fase. Qualquer perda na força do sinal devido à resistência do meio é chamada de atenuação. Por outro lado, distorção é qualquer alteração do sinal original induzida pela atenuação, ruído ou qualquer outro tipo de interferência.
Além da curvatura (tema do post do dia 20.06.18), a absorção e o espalhamento da luz ao longo da fibra óptica podem causar atenuação.
Interferência. A interferência consiste na alteração de alguma das características do sinal transmitido por efeito de um outro sinal exterior ao sistema de transmissão. A forma mais comum de interferência consiste na adição de um sinal exterior ao sinal transmitido.