Assim como toda família possui uma árvore genealógica, os seres vivos possuem uma árvore que representa toda a sua descendência, chamada de árvore da vida ou, mais cientificamente, árvore filogenética.
Charles Darwin (1809-1882) criou a teoria de que a evolução se dá por seleção natural e sexual e no livro "A origem das espécies" diz que a evolução se dá a partir de um ancestral comum.
Durante o desenvolvimento dessa ideia, Darwin desenhou uma árvore em que as extremidades dos ramos resultavam em alguns grupos de organismos que ele havia observado. ... A raiz da árvore representa a linhagem ancestral, e as pontas das ramificações representam os descendentes desse ancestral.
A filogenia, também chamada de filogênese, é o termo rotineiramente utilizado para definir hipóteses de relações evolutivas, ou seja, relações filogênicas, de um grupo de organismos. Em outras palavras, pode ser definida como o termo que visa determinar as relações ancestrais entre espécies conhecidas.
As plantas são seres vivos que produzem seu próprio alimento através da fotossíntese. As plantas precisam de luz do Sol, água e ar para crescer. São incapazes de se locomover, e suas células têm paredes rígidas constituídas de um material resistente, a celulose.
A seleção natural é um dos principais mecanismos da evolução. De uma maneira bastante simples, podemos dizer que a seleção natural é um processo em que os organismos mais aptos são selecionados, sobrevivem no meio, reproduzem-se e passam suas características aos seus descendentes.
A lenda diz que a árvore foi plantada em 1583 para marcar a localização do Jardim do Éden. A Árvore da Vida desperta a imaginação das pessoas: alguns dizem que as raízes são tão profundas que podem absorver a umidade de um reservatório de água fresca a metros de profundidade que fica localizado a quilômetros da árvore.
Uma árvore filogenética é um diagrama que representa relações evolutivas entre organismos. Árvores filogenéticas são hipóteses, não fatos definitivos. O padrão de ramificação de uma árvore filogenética reflete como espécies ou outros grupos evoluíram a partir de uma série de ancestrais comuns.
Uma árvore filogenética pode ser construída usando-se características morfológicas (formato do corpo), bioquímicas, comportamentais ou moleculares de espécies ou outros grupos. ... As sequências de genes ou proteínas podem ser comparadas entre espécies e usadas para construir árvores filogenéticas.
Uma árvore filogenética é um diagrama que representa relações evolutivas entre organismos. ... O padrão de ramificação de uma árvore filogenética reflete como espécies ou outros grupos evoluíram a partir de uma série de ancestrais comuns.