A arte com função Pragmática ou Utilitária é aquela usada para fins não artísticos, ou seja, o objeto artístico não possui valor em si mesmo, mas a partir de sua utilidade. Para o artista naturalista, o objeto artístico precisa manter-se fiel à realidade, representando-a da forma mais natural possível.
São exemplos diferentes de concepções pragmáticas da arte a concepção econômica antiga e a concepção política moderna. Antigamente a arte era pragmática pois era por meio da arte que se produziam os utensílios (colheres, vasilhames, roupas, etc) que as pessoas usavam no cotidiano.
A arte pode assumir algumas funções, de acordo com o propósito do artista. Ela pode ser utilitária ou pragmática, naturalista ou formalista. A utilitária ou pragmática busca um objetivo ou uma finalidade direta. ... Nela importa conceitos mais abstratos como a beleza e afetação produzida pela apreciação artística.
Arte é a expressão de um ideal estético (ou seja, de um ideal de beleza) através de uma atividade criadora. É uma manifestação humana universal (existe em todas as culturas) que produz coisas reconhecidas como belas pela sociedade.
Função Utilitária: A arte serve ou é útil para se alcançar um fim não artístico, isto é, ela não é valorizada por si mesma, mas só como meio de se alcançar uma outra finalidade. ... Em outras palavras, a obra tem função referencial de nos enviar para fora do mundo artístico, para o mundo dos objetos retratados.
- Arte erudita: cria obras de valores universais, é fruto do trabalho de grandes artistas que possuem conhecimento técnicos e formais apurador, As obras eruditas são marcos de determinadas épocas e trazem reflexões acerca dos modos de expressão plástica e de inovações conceituais[...] Mona lisa é a mais notável e ...
Pop art ou arte pop foi um movimento, surgido principalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra, na década de 1950, que utilizava elementos, figuras e a própria estética popular em seus trabalhos, de maneira a fazer uma crítica direta e irônica da sociedade consumista que se formava naquela época, especialmente com a ...
Muitos pesquisadores, para facilitar o entendimento, procuram dividir as funções da arte em três: pragmática ou utilitária, naturalista e formalista. Uma obra de arte possui diversas funções. Muitas vezes, essas três funções citadas aparecem em uma mesma obra de arte, em maior ou menor grau.
Função naturalista – O conteúdo da obra é mais importante do que seu modo de apresentação. Avalia a integridade da arte. Função formalista – Está focada na apresentação da arte e se apega à estética, à organização dos elementos que compõem uma obra de arte.