TERMOS CHAVE APRENDIZAGEM MOTORA: Mudança interna no domínio motor do indivíduo, deduzida de uma melhoria relativamente permanente em seu desempenho, como resultado da prática.
A aprendizagem motora, portanto, dá-se por meio de uma combinação complexa de processos cognitivos e motores. Para Martins & Ivanov (2009) é através da interação do indivíduo com o meio ambiente que são desenvolvidas as modalidades sensoriais.
E a aprendizagem motora engloba o conhecimento da sequência motora e a capacidade de adaptação aos ambientes, sendo passível de influências intrínsecas do indivíduo (maturação, capacidade física), ambientais (espaços, aspectos sócio- culturais) e da tarefa específica ( regras, objetivos, acessórios, equipamentos).
O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo.
As fases da Aprendizagem Motora são: Cognitivo, Associativo e Autônomo (Jardim, 2012).
Um modo de saber se a aprendizagem motora aconteceu é por meio do desempenho. De forma geral, a aprendizagem de uma tarefa simples ou complexa e sua prática longo do tempo e leva à presteza.
Na região frontal, que está diretamente associada ao planejamento, controle e execução dos movimentos voluntários, a maturação ocorre de forma um pouco diferente. Na região anterior do cérebro (lobos frontais) é que acontece o planejamento, organização e execução do movimento.
Relaciona-se aos processos e mecanismos envolvidos na aquisição de habilidades motoras e os fatores que a influenciam, ou seja, como o indivíduo se torna eficiente na execução de movimentos para alcançar uma meta desejada, com a prática e a experiência.
As fases da Aprendizagem Motora são: Cognitivo, Associativo e Autônomo (Jardim, 2012).
A prática é considerada o fator mais importante em aprendizagem motora e consequentemente organização da prática é o fator mais investigado na área. Existem dois diferentes tipos de prática: mental e física. Prática física é dividida em fracionamento, distribuição e variabilidade de prática.