As antocianinas (das palavras gregas anthos, flor e kianos, azul), são pigmentos vegetais, responsáveis por uma grande variedade de cores observadas em flores, frutos, algumas folhas, caules e raízes de plantas, que podem variar do vermelho vivo ao violeta/azul.
Sua função é a proteção das plantas, suas flores e seus frutos contra a luz ultravioleta (UV) e evitam a produção de radicais livres. São sempre encontradas na forma de glicosídeos facilmente hidrolisados por aquecimento em meio ácido, resultando em açúcares e agliconas, denominadas antocianidinas.
A antocianina e a antocianidina são dois tipos de flavonóides da planta vermelho-azul, encontrados principalmente em flores e frutos de plantas superiores. o principal diferença entre antocianina e antocianidina é que A antocianina é um pigmento vacuolar solúvel em água, enquanto a antocianidina é a contraparte livre ...
As antocianinas são pigmentos responsáveis pela cor laranja, azul, roxa, vermelho e violeta. Elas colorem as flores e também outras partes do vegetal, como os frutos. Esses pigmentos compõem a maior classe de flavonoides. As chalconas, por sua vez, apresentam coloração amarelada.
Como importantes fontes de antocianina na dieta podem ser citadas as frutas como o açaí, ameixa, amora, cereja, figo, framboesa, uva, maçã, morango e acerola e os vegetais, como o repolho roxo, batata roxa, berinjela, entre outros (1).
As antocianinas mais comumente encontradas em frutas são derivadas principalmente de seis antocianidinas: pelargonidina, cianidina, delfinidina, peonidina, petunidina e malvidina. A nomenclatura dos pigmentos é derivada da fonte (do vegetal) em que eles foram primeiramente isolados.
Uvas, cerejas, morangos, mirtilos, ameixa, amora, açaí, jabuticaba, acerola, berinjela, cebola roxa, repolho roxo são alguns dos alimentos ricos em antocianinas!
Alguns fatores interferem diretamente na destruição de antocianinas como: uma alta temperatura de processamento e armazenamento, um pH alcalino, presença de oxigênio e a presença de açúcares e do ácido ascórbico (WENZEL, 2001).
As antocianinas são os corantes naturais que dão coloração roxa e avermelhada a muitas frutas e flores, como por exemplo a berinjela e o hibisco, e trazem vários benefícios para a saúde.
Carotenoides são os mais de 600 tipos de pigmentos encontrados em vegetais, algas e bactérias fotossintéticas. Eles são responsáveis pelas cores amarelo, vermelho e laranja e apresentam efeito antioxidante, prevenindo o organismo de doenças cardiovasculares, câncer e problemas nos olhos.