1. Designação de aglomerados de características ou particularidades animais; 2. ... Expressão ou evidência de particularidades animais no ser humano.
A animalidade traduz o estado de natureza e a humanidade o de sociedade. Portanto, cultura, sociedade, alma (razão) estão intimamente vinculados. coletivamente fabricados, de modo dinâmico e arbitrário, e a segunda é determinada organicamente.
A palavra humanidade, em suma, deixa de significar o somatório dos seres humanos, membros da espécie animal Homo sapiens, e torna-se o estado ou a condição humana do ser, radicalmente oposta à condição da animalidade (Ingold, 1988, p. 4).
O homem, apesar de ser racional, age de uma forma bem diferente do animal, destacando a sua inteligência e a forma do seu comportamento. ... O homem tem inteligência, consciência e capacidade para analisar seus atos, executar suas tarefas, planejar suas atividades e colocá-las em prática.
Esse é o cerne das objeções de Ingold ao quadro expresso por Griffin sobre o que seja um animal. De acordo com Griffin o animal pensa coisas por antecipação, mas, carecendo de linguagem, não pode comunicar seus pensamentos – pelo menos para um "observador participante" humano.
Como condição oposta à da humanidade, a animalidade transmite uma noção da qualidade de vida nó estado de natureza, onde se encontram seres "em estado cru", cuja conduta é impelida pela paixão bruta em vez da deliberação racional e que são totalmente livres dos constrangimentos da moral ou da regulação dos costumes.
Como consequência, o homem só se sente livre nas suas funções animais, e por isso "o que é animal torna-se humano, e o que é humano torna-se animal" 10. ... Marx, tal como Hegel, vê o ser humano como ser social e o trabalho como atividade especificamente humana.
A humanidade, no século XXI, vive uma crise ambiental marcada pela ingerência do homem sobre o meio ambiente, desrespeitando os limites impostos pela natureza, visando à busca do poder econômico e esquecendo-se da preservação das espécies e de um ambiente sustentável para as gerações presentes e vindouras.