É através da alma que o homem conhece, segundo Platão. O corpo e as sensações explicam "como" são as coisas. A alma e a inteligência explicam "o que" são as coisas. É por isso que a alma é esse trânsito entre os dois mundos, inteligível e sensível, ainda que suas características sejam dadas pelo mundo inteligível.
Aquele cuja alma racional é mais forte do que as outras duas almas, impondo à concupiscente a virtude da temperança ou moderação e à irascível, a virtude da coragem, que deve controlar a concupiscência. O homem justo é o homem virtuoso; a virtude, domínio racional sobre o desejo e a cólera.
Platão reconhece a justiça como sinônimo de harmonia social, relacionando também esse conceito à ideia de que o justo é aquele que se comporta de acordo com a lei.
Resposta
É essa alma a responsável pelos nossos pensamentos e prudência. A Alma irascível é a alma controlada pelo coração e nela prevalece os sentimentos. A Alma Concupiscente (Apetitiva) é a controlada pelo baixo-ventre e ela é responsável pelos nossos desejos sexuais.