Uma água dura consiste numa água que contém sais dissolvidos numa percentagem superior a 5%. A dureza mede-se em graus, expressos em partes por milhão de carbonato de cálcio (CaCO3) ou de óxido de cálcio (CaO).
O abrandamento é o processo mais utilizado para acabar com a dureza da água. Ele consiste na retirada do cálcio (Ca2+) e do magnésio (Mg2+) da água dura. Quimicamente, a água pode ser dura ou mole e o que determina essas classificações é a quantidade de sais depositados nela.
A diferença entre ambas deriva dos níveis de cal que contém: a água dura é a que maior quantidade de cal contém, enquanto que na macia concentra-se em menor proporção. ... Este fato deriva, principalmente, da natureza geológica do solo e a área geográfica de onde provém a água.
A utilização da água dura, água que contém elevada quantidade de sais, pode trazer diversos problemas tanto para a saúde da população quanto para o uso industrial. São classificadas como duras as águas que contém elevada concentração de íons minerais de cálcio e magnésio dissolvidos.
Os 4 sinais de que a sua água é dura:
Trata-se realmente de um mito, pois ao contrário do que é difundido, este tipode água não faz mal nenhum à saúde, mas pelo contrário ela traz benefícios à saúde humana. Entretanto como tudo na vida tem-se vantagens e desvantagens, a água com dureza causa alguns inconvenientes como entupimento de chuveiros.
A esse tipo de água chamamos água dura. ... A dureza temporária é gerada pela presença de carbonatos e bicarbonatos, que podem ser eliminadas por meio de fervura da água. A dureza permanente é devida a cloretos, nitratos e sulfatos, que não são susceptíveis à fervura.
Em relação ao teor de dureza, por exemplo, embora a Portaria 2.914 do Ministério da Saúde sobre Potabilidade da Água admita um valor altíssimo de dureza (até 500 mg/L de CaCO3), valores acima de 50 mg/L já podem causar uma série de inconvenientes, como incrustação e corrosão.
A dureza é mais comumente medida por titulação com uma solução EDTA. Uma titulação envolve adicionar pequenas quantidades de uma solução a uma amostra de água até que a amostra mude de cor. Você pode titular uma amostra para obter uma dureza total usando uma bureta ou um kit de teste.
Excesso de ressecamento da pele e dos cabelos, ocasionados pelo banho com água calcária; Entupimento de canos, chuveiros, torneiras e conexões hidráulicas causado pela precipitação dos sais de cálcio e magnésio, principalmente em águas quentes; Corrosão acelerada de componentes elétricos.