A agamaglobulinemia ligada ao cromossomo X é uma imunodeficiência hereditária secundária a uma mutação em um gene do cromossomo X (sexual). A doença resulta na ausência de células B (um tipo de linfócito) e níveis muito baixos de anticorpos ou nenhum anticorpo (imunoglobulinas).
A agamaglobulinemia é uma imunodeficiência primária de- corrente de um defeito da maturação da célula B que resulta em diminuição do número de linfócitos B maduros e conse- qüente produção inadequada de imunoglobulinas.
Esta doença, por vezes denominada de Agamaglobulinemia de Bruton ou Agamaglobulinemia Congénita, foi uma das primeiras imunodeficiências a ser identificada. A XLA é uma imunodeficiência hereditária, na qual os doentes não possuem a capacidade de produzir anticorpos.
As infecções da boca, olhos e trato digestivo são frequentes. As aftas , uma infecção fúngica da boca, podem ser um sinal precoce de doença decorrente de imunodeficiência. Podem se formar feridas na boca. As pessoas podem ter uma doença gengival crônica (gengivite ) e infecções frequentes de ouvido e pele.
A hipogamaglobulinemia é alteração da imunidade humoral caracterizada por baixos níveis séricos de anticorpos, sendo encontrada em várias síndromes de imunodeficiência humoral18.
INTRODUÇÃO: A deficiência seletiva de IgA é a imunodeficiência primária mais comum, com uma prevalência de 1/600 em caucasianos. Embora, a maioria dos indivíduos afetados sejam assintomáticos, pacientes sintomáticos podem apresentar infecções recorrentes, doenças alérgicas, autoimunes e neoplasias.
Imunodeficiência é um grupo de doenças, caracterizadas por um ou mais defeitos do sistema imunológico. Como conseqüência destas alterações, o indivíduo se torna mais propenso a apresentar grande número de infecções. Imunodeficiência é um grupo de doenças, caracterizadas por um ou mais defeitos do sistema imunológico.
Imunodeficiências primárias (IDPs) são defeitos genéticos em algum setor do sistema imunológico que predispõem a uma maior chance de desenvolver infecções comuns de forma recorrente, como otites, pneumonia, sinusites, entre outras, infecções graves ou por microorganismos incomuns (veja quadro no final do texto com os ...
O uso de imunoglobulina humana por via endovenosa (IgIV) tem se mostrado um eficiente tratamento anti-inflamatório e imunomodulador para um número crescente de doenças neurológicas. Com base em evidências de estudos controlados, as doenças neurológicas que podem ser tratadas com IgIV são: Síndrome de Guillain-Barré
Tipos de doenças de imunodeficiência que levam a desordens da imunodeficiência adquirida incluem o vírus da imunodeficiência humana (HIV), que causa a AIDS. Outros distúrbios incluem desnutrição, tipos de câncer, sarampo, catapora, hepatite crônica e infecções bacterianas e fúngicas.