A Abordagem Familiar é um dos princípios propostos por Starfield4 para a Atenção Primária à Saúde e remete ao conhecimento, pela equipe de saúde, dos membros da família e dos seus problemas de saúde.
Suas características básicas são: identificar a estrutura familiar e seu padrão de relação, mostrando as doenças que costumam ocorrer, a repetição dos padrões de relacionamento e os conflitos que permeiam o processo de adoecer.
Dentre as ferramentas de abordagem familiar em aten - ção primária à saúde, as mais utilizadas são: Geno gra - ma, Ecomapa, Ciclo de Vida Familiar, FIRO (Fun da - mental Interpersonal Relations Orientations) e PRACTI CE (Present Problem; Roles and Structure; Affect; Com mu - ni cation; Time in the family life cycle; ...
O Ciclo de vida familiar divide a história da família em estágios de desenvolvimento, onde se caracterizam papéis e tarefas específicas a cada um desses estágios.
O GENOGRAMA identifica as relações e ligações dentro do sistema familiar enquanto o ECOMAPA identifica as relações e ligações da família com o meio em que vive.
A equipe deve também realizar uma análise crítica do que é possível fazer ou não, tendo em vista as necessidades familiares, o interesse da unidade estudada e a capacidade da equipe de trabalho intervir favoravelmente no processo de autoconhecimento e crescimento das famílias.
As dificuldades encontradas na utilização das ferramentas com a família em questão foram o preenchimento dos dados de identificação e a elaboração do genograma dentro da conferência familiar, considerando, também, a não experiência na utilização dessa ferramenta por parte das pesquisadoras e pesquisados.
O GENOGRAMA identifica as relações e ligações dentro do sistema familiar enquanto o ECOMAPA identifica as relações e ligações da família com o meio em que vive.
O APGAR da família é uma sigla de Adaptability (adaptação), Partnership (companheirismo), Growth (Desenvolvimento), Affection (Afeto), e resolve (Capacidade de resolução de problemas).
Na terapia e no aconselhamento familiar, o Genograma é utilizado como um instrumento para engajar a família, destravar o sistema, rever dificuldades familiares, verifi- car a composição familiar, clarificar os padrões relacionais familiares e identificar a família extensa.